A Pesca por um Mar sem Lixo

Projecto promovido pela DOCAPESCA em parceria com a APLM

Lançamento do Projecto A Pesca por um Mar sem Lixo (Nov 2015)

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lançamento do projeto A Pesca por um MAR sem lixo

Docapesca, 9 de novembro de 2015

 

No próximo dia 20 de novembro, decorrerá no Porto de Pesca de Peniche, o lançamento do projeto A Pesca por um MAR sem lixo.  

Enquadrado nos objetivos e ações estratégicas definidos na Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 e no cumprimento da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (Diretiva 2008/56/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 17 de Junho de 2008), o projeto Pescadores e Docapesca por um MAR Sem Lixo tem como foco uma das principais ameaças à preservação dos recursos e ecossistemas marinhos – o lixo marinho.

Baseado no papel fundamental que o setor da pesca tem na resolução deste problema ambiental, económico e social, que afeta a sustentabilidade da sua atividade, este projeto vem atuar a dois níveis: na prevenção da entrada de lixo no meio marinho e na remoção do lixo marinho dos Oceanos. A colaboração entre pescadores, respetivas embarcações e portos de pesca é também importante para uma maior sensibilização ao nível das comunidades costeiras e piscatórias e promoção da corresponsabilização de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente neste problema.

A Pesca por um MAR Sem Lixo tem como principais objetivos melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca e nos portos de pesca e sensibilizar os pescadores para a importância da adoção ou manutenção de boas práticas ambientais. Ao promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra, este projeto vem unir pescadores e portos na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos.

O projeto, concebido pela Docapesca - Portos e Lotas, S.A com o apoio da APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho, Município de Peniche, Valorsul, S.A. e Ambinatura - Conservação e Manutenção do Ambiente, Lda., e financiado no âmbito do PROMAR, envolverá 90 embarcações em colaboração com a ADAPI - Associação dos Armadores das Pescas Industriais, CAPA - Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal, C.R.L. e Opcentro - Cooperativa da Pesca Geral do Centro, C.R.L.

 

--- FIM DO COMUNICADO DE IMPRENSA ---

O projecto A Pesca por um Mar sem Lixo tem vindo a ser alargado a vários portos de pesca, no âmbito dos compromissos assumidos pelo Ministério do Mar face aos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 14) definidos pelas Nações Unidas na Agenda 2030.

Portos aderentes (2020): Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Nazaré, Ericeira, Cascais , Sesimbra, Setúbal, Sines, Sagres, Lagos, Portimão, Quarteira, Olhão e Culatra.

Em todos este portos o projecto decorre em parceria com os municípios e as entidades de gestão de resíduos regionais e outras, e conta com o apoio e colaboração das associações de pescadores e armadores.

  • Instagram
  • Facebook

APLM - Associaçao Portuguesa do Lixo Marinho

NIPC: 510920683

FCT - Universidade Nova de Lisboa

Campus de Caparica

2829-516 Caparica, PORTUGAL

© 2020 Associação Portuguesa do Lixo Marinho