Lançamento do Projecto A Pesca por um MAR sem Lixo

 

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Lançamento do projeto A Pesca por um MAR sem lixo

Docapesca, 9 de novembro de 2015

 

No próximo dia 20 de novembro, decorrerá no Porto de Pesca de Peniche, o lançamento do projeto A Pesca por um MAR sem lixo.  

Enquadrado nos objetivos e ações estratégicas definidos na Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 e no cumprimento da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (Diretiva 2008/56/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 17 de Junho de 2008), o projeto Pescadores e Docapesca por um MAR Sem Lixo tem como foco uma das principais ameaças à preservação dos recursos e ecossistemas marinhos – o lixo marinho.

Baseado no papel fundamental que o setor da pesca tem na resolução deste problema ambiental, económico e social, que afeta a sustentabilidade da sua atividade, este projeto vem atuar a dois níveis: na prevenção da entrada de lixo no meio marinho e na remoção do lixo marinho dos Oceanos. A colaboração entre pescadores, respetivas embarcações e portos de pesca é também importante para uma maior sensibilização ao nível das comunidades costeiras e piscatórias e promoção da corresponsabilização de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente neste problema.

A Pesca por um MAR Sem Lixo tem como principais objetivos melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca e nos portos de pesca e sensibilizar os pescadores para a importância da adoção ou manutenção de boas práticas ambientais. Ao promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra, este projeto vem unir pescadores e portos na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos.

O projeto, concebido pela Docapesca - Portos e Lotas, S.A com o apoio da APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho, Município de Peniche, Valorsul, S.A. e Ambinatura - Conservação e Manutenção do Ambiente, Lda., e financiado no âmbito do PROMAR, envolverá 90 embarcações em colaboração com a ADAPI - Associação dos Armadores das Pescas Industriais, CAPA - Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal, C.R.L. e Opcentro - Cooperativa da Pesca Geral do Centro, C.R.L.

 

--- FIM DO COMUNICADO DE IMPRENSA ---

Este projecto tem vindo a ser alargado a vários portos de pesca, no âmbito dos compromissos assumidos pelo Ministério do Mar face aos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 14) definidos pelas Nações Unidas.

Portos aderentes (dez 2019): Póvoa do Varzim, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Nazaré, Ericeira, Cascais , Sesimbra, Setúbal, Sines, Sagres, Portimão, Quarteira, Olhão e Culatra.

  • Instagram
  • Facebook

APLM - Associaçao Portuguesa do Lixo Marinho

NIPC: 510920683

FCT - Universidade Nova de Lisboa

Campus de Caparica

2829-516 Caparica, PORTUGAL

© 2020 Associação Portuguesa do Lixo Marinho