2016 | DIA NACIONAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS

17 SETEMBRO

A Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) convida todos os cidadãos e organizações a participarem no Dia Nacional de Limpeza das Praias, que este ano terá lugar no dia 17 de Setembro.

A campanha de limpeza que se inicia neste Dia Nacional prolonga-se até ao dia 16 de Outubro no âmbito do "Mês do Lixo Marinho" (Marine Litter Watch Month) instituído recentemente pela Agência Europeia do Ambiente, de modo a permitir que diferentes as organizações possam escolher as datas mais convenientes para acções nos seus respectivos países.

 

Esta iniciativa europeia reunirá os resultados das diversas acções de limpeza realizadas por organizações e comunidades locais nas praias, que serão transmitidos através da app Marine Litter Watch (MLW) contribuindo para uma base de dados de Lixo marinho na Europa.

Esta acção decorre ainda em simultâneo com a campanha mundial de limpeza das praias liderada por um dos nossos parceiros internacionais, a organização não-governamental norte-americana Ocean Conservancy, contribuindo neste caso para uma base de dados de lixo marinho ao nível mundial.

Todas as organizações e comunidades locais devem registar as praias em que pretendem fazer a limpeza através da app Marine Litter Watch (disponível aqui para sistema Android e disponível aqui para sistema iOS) e no site da Ocean Conservancy.

MÉTODO

Embora a limpeza seja uma acção livre, no sentido em que cada comunidade usará o método que entender ser mais conveniente, é muito importante saber quantos items são recolhidos e de que categorias, pois só assim é possível pensar em medidas que possam reduzir o lixo a montante, na sua origem.

É importante poder dizer qual o número de beatas, pauzinhos de cotonetes, tampas de garrafa (ou outro tipo de lixo que vemos que é abundante) em 100 m de areal, que é o troço standard .

Evidentemente que este método implica o trabalho de contabilizar e preencher uma ficha de campo com as diversas categorias de lixo que encontramos.

Detalhes sobre a metodologia e outras informações aqui:

 

 

 

Sugerimos que as comunidades interessadas organizem os seus voluntários da melhor maneira e utilizem a ficha que a APLM disponibiliza e onde se sencontram os tipos de lixo que é comum encontrarmos nas nossas praias.

Esta ficha simplifica o trabalho, já que a lista da OSPAR e do Marine Litter Task Group da União Europeia, que é a utilizada na app Marine Litter Watch, é bastante extensa.

Sugerimos também que o registo seja feito em papel, nesta ficha, acrescentando as categorias que lá não estiverem mencionadas, e só depois sejam os dados inseridos na app MLW, pois é pouco pratico usar o telemóvel em pleno sol devido ao reflexo. Os mesmos resultados podem depois ser agregados de forma a serem inseridos na ficha que a Ocean Conservancy disponibiliza.

Limpeza da Praia da Cruz Quebrada

A ação de limpeza que a APLM propõe este ano irá decorrer na Praia da Cruz Quebrada, Oeiras, pelas 10:00, e encerra os trabalhos da 1ª Conferência sobre Lixo Marinho. A organização assegura transporte para 27 pessoas a partir da Praça de Espanha, sendo dada prioridade aos participantes na Conferência que o necessitem. Os lugares restantes podem ser utilizados por todos os ciadadãos quem queiram participar, e que devem desde já enviar um email para a Comissão Organizadora manifestando essa intenção (email). Nesse email deverá constar o nome e o número do cartão de cidadão, para efeitos de activação do seguro.

Associam-se a esta iniciativa, a Câmara Municipal de Lisboa, que cede o autocarro, a Câmara Municipal de Oeiras, que formece os sacos para a recolha e se responsabiliza pelo encaminhamento do lixo recolhido e a Sociedade Portuguesa de Ecologia, através da participção dos seus associados no âmbito das comemorações dos seus 20 anos de existência.

 

PROGRAMA:

9:00 - Ponto de encontro na Praça de Espanha junto às paragens dos autocarros.

9:30  - Partida em direcção à Cruz Quebrada

10:00 - Breve explicação da metodologia a todos os participantes na praia e início da acção de limpeza.

12:30 - Conclusão da acção

13:00 - Chegada à Praça de Espanha (horário aproximado)

NOTA:O autocarro é branco e tem o símbolo da Câmara Municipal de Lisboa. Na praias serão distribuídas luvas e sacos para a recolha e outro material necessário.

Quem se deslocar pelos seus próprios meios deverá estar na praia da Cruz Quebrada, junto à margem direita do Rio Jamor às 10:00.

 
  • Instagram
  • Facebook

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Faculdade de Ciências e Tecnologia

 Universidade Nova de Lisboa

Campus de Caparica

2829-516 Caparica

© 2019 Associação Portuguesa do Lixo Marinho