Comunicado de Imprensa 

 

Associação Portuguesa do Lixo Marinho propõe Dia Nacional de Limpeza de Praia APLM, 08 de Setembro de 2015

 

A Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) convida todos os cidadãos, instituições e organizações a participarem no lançamento do Dia Nacional de Limpeza de Praia, que este ano se irá realizar no dia 19 de Setembro de 2015. A ação de limpeza que a APLM está a organizar irá decorrer na Praia do Torrão, Trafaria, no dia 19 de Setembro de 2015 pelas 10h30.

 

A colaboração de todos fará com que as praias de portuguesas se tornem cada vez mais limpas. A Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), em conjunto com os seus parceiros, vem por este meio propor e anunciar uma data anual para o Dia Nacional de Limpeza de Praia. Este dia no qual cidadãos de todas as idades e organizações governamentais, não-governamentais e todo o tipo de instituições se unirão para em conjunto recolherem lixo marinho presente nas praias portuguesas, com o intuito de minimizar este grave problema ambiental.

 

O Dia Nacional de Limpeza de Praia irá realizar-se anualmente, no terceiro sábado do mês de Setembro. A razão para a escolha desta data está relacionada com uma campanha mundial de limpeza de praia liderada por um dos nossos parceiros internacionais, a organização não-governamental norte-americana Ocean Conservancy, que organiza uma limpeza mundial de praia na mesma data. Esta união de esforços internacional irá permitir que as recolhas de lixo marinho nesta altura sirvam para a criação de uma base de dados a nível mundial, que inclua dados de Portugal de forma consistente e sistemática ao longo do tempo. A ação de limpeza que a APLM está a organizar irá decorrer na Praia do Torrão, Trafaria, no dia 19 de Setembro de 2015 pelas 10h30.

 

A APLM irá organizar anualmente no terceiro sábado do mês de Setembro, uma campanha intitulada Limpezas do Equinócio, para assinalar o Dia Nacional de Limpeza de Praia. Esta ação, através do contributo de todos, permitirá averiguar o estado das nossas praias logo a seguir ao Verão.

 

Todos os anos chegam ao Oceano milhões de toneladas de lixo e o lixo marinho é um problema global em crescimento que ameaça tanto o meio marinho como o Homem. É urgente sensibilizar a sociedade para este problema assim como, regular e gerir de forma mais sustentável o nosso meio marinho. A APLM tem por missão a defesa e conservação do ambiente face aos impactes do lixo marinho. Nasceu no meio académico no seguimento do trabalho realizado nesta área por uma equipa de investigadores do MARE, na Universidade Nova de Lisboa, e surge no contexto nacional como uma plataforma agregadora de vontades no sentido de combater e reduzir o lixo marinho. Para mais informações poderá visitar www.aplixomarinho.org ou contactar-nos através de ap.lixomarinho@gmail.com.

 

-- FIM DO COMUNICADO DE IMPRENSA --

  • Instagram
  • Facebook

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Faculdade de Ciências e Tecnologia

 Universidade Nova de Lisboa

Campus de Caparica

2829-516 Caparica

© 2019 Associação Portuguesa do Lixo Marinho