A Praga dos cotonetes - Vamos pôr os cotonetes no mapa !
Como fazer para participar
Muito simples! Vá à praia e na linha da maré verá que existem vários items que o mar deixou na areia, algas, paus, e lixo marinho.
Nessa faixa percorra um distância conhecida que pode medir em passos e vá apanhando e contando todos os cotonetes que encontrar. Use uma garrafa de água vazia (que provavelmente encontrará também nessa linha da maré...) e vá pondo lá dentro. Se se enganar a contar poderá no final voltar a contar.
Como distinguir hastes de cotonetes de paus de chupa-chupa?
Muito fácil!
Como pode ver nas fotos os cotonetes são mais finos e têm pequenas marcas (riscos) no local onde é colocado o algodão.
Os paus de chupa-chupa são mais grossos e tem apenas um orifício, geralmente quadrado, numa das extremidades
Porquê participar?
Participar neste projecto é ajudar a conhecer a realidade das praias portuguesas face as quantidades de cotonetes e ao mesmo tempo contribuir enquanto cidadão para a sensibilização e resolução do problema.
Porquê contar?
Os números são importantes para dar força a medidas que contribuam para a redução e prevenção dos cotonetes no ambiente.
Sabemos já que são muitos, mas não sabemos quantos.
Sabemos que as quantidades aumentam depois das chuvas fortes, mas continuamos sem saber quanto.
Porque deitamos cotonetes na sanita?
É pratico, desaparecem da nossa vista e assim desaparece também o problema. Não! na melhor das hipóteses o problema é transferido para as Estações de Tratamento de Águas Residuais que os poderão remover ou não, muitos acabam por ir dar às praias.
Porque têm de ser feitos de plástico?
A utilização de um cotonete dura menos de um minuto mas o plástico permanece no ambiente muitas décadas. Vale a pena? Claro que não!
Existem alternativas com hastes de cartão ou de bambu.
