A PRAGA DOS
COTONETES

eles andam aí

A PRAGA DOS COTONETES

Uma imagem vale mais que mil palavras ...

A Praga dos Cotonetes é um projecto da APLM lançado no Encontro Nacional de Ciência Cidadã que decorreu no dia 24 de Outubro de 2017, no Teatro Thalia em Lisboa​

O objectivo do projecto é quantificar os cotonetes que se acumulam nas areias das praias de Portugal quer sejam trazidos pelo mar quer pelos rios e ainda em resultado de descargas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) quando ocorrem chuvas fortes ou por funcionamento deficiente.​

Nas nossas actividades de monitorização e limpeza de praias, deparamo-nos com inúmeros cotonetes, na sua maioria apenas o pauzinho, que como sabemos é geralmente feito de plástico e por isso permanece muito tempo no ambiente, talvez décadas. Noutros casos o algodão ainda presente, numa ligação bem evidente com material sanitário contaminado e que pode trazer problemas de saúde pública. ​

Saber quantos cotonetes existem nas praias portuguesas lança também a mensagem de que devemos ter atenção ao que nos rodeia e não persistir em gestos automáticos, como por exemplo lançar o cotonete na sanita e não pensar nas consequências.

​É urgente mudar hábitos.

Existem já nas prateleiras do supermercado cotonetes feitos de cartão e apenas ligeiramente mais caros que os de plástico. É preciso também que a indústria deixe de fabricar cotonetes com hastes em plástico, e também desafiar a engenharia para que seja desenvolvido um sistema que retenha o material flutuante aquando das descargas das ETAR.​

Trata-se de uma luta em várias frentes, que co-responsabiliza todos os intervenientes e em que os cidadãos facilmente podem participar demonstrando a importância do problema e envolvendo-se na sua resolução.

Como fazer para participar?

Muito simples! Vá à praia e na linha da maré verá que existem vários items que o mar deixou na areia, algas, paus, e lixo marinho.
Nessa faixa percorra um distância conhecida que pode medir em passos e vá apanhando e contando todos os cotonetes que encontrar. Use uma garrafa de água vazia (que provavelmente encontrará também nessa linha da maré…) e vá pondo lá dentro. Se se enganar a contar poderá no final voltar a contar.

    Participar neste projecto é ajudar a conhecer a realidade das praias portuguesas face as quantidades de cotonetes e ao mesmo tempo contribuir enquanto cidadão para a sensibilização e resolução do problema.

    Os números são importantes para dar força a medidas que contribuam para a redução e prevenção dos cotonetes no ambiente. Sabemos já que são muitos, mas não sabemos quantos. Sabemos que as quantidades aumentam depois das chuvas fortes, mas continuamos sem saber quanto.

    É pratico, desaparecem da nossa vista e assim desaparece também o problema. Não! na melhor das hipóteses o problema é transferido para as Estações de Tratamento de Águas Residuais que os poderão remover ou não, muitos acabam por ir dar às praias.

    A utilização de um cotonete dura menos de um minuto mas o plástico permanece no ambiente muitas décadas. Vale a pena? Claro que não!Existem alternativas com hastes de cartão ou de bambu.

     

    Como distinguir hastes
    de cotonetes de paus de chupa-chupa?

    Muito fácil!
    Como pode ver nas fotos os cotonetes são mais finos e têm pequenas marcas (riscos) no local onde é colocado o algodão.
    Os paus de chupa-chupa são mais grossos e tem apenas um orifício, geralmente quadrado, numa das extremidade